terça-feira, 30 de agosto de 2016

Brasil x Justiça: Influência do Tráfico ou tráfico de influência?



Vale a leitura até o final, mas fique à vontade para ler as primeiras linhas e fazer um juízo parcial do que escrevi. Você tem este direito. Mas esteja ciente que se isto acontecer a culpa será tão somente sua.

A estrutura jurídica brasileira está apresentando aos mais esclarecidos uma incapacidade de julgamento com base na verdade, tal qual sempre se espera da lei. Se não existe verdade em que se basear, que ela seja procurada, e encontrada. Da mesma forma o crime: que ele seja buscado incessantemente e posto à luz da verdade, para daí podermos julgar com clareza de fatos e verdade. Mas, quando Albert Camus escreveu em "O Homem Revoltado" a frase: "A Filosofia pode servir para tudo, até mesmo para transformar assassinos em juízes.", decerto, não sabia ele que a Filosofia a que se referia se chamava Direito. O mesmo está bastante subserviente ao "tráfico de influência" no Brasil.

Quem nunca perdeu causa ganha somente pelo fato de ter menos influência que o réu na ocasião? A justiça brasileira só é chamada para legitimar os crimes, e mesmo quando há condenação, já se sabe que cabe recurso, o que significa dizer que sempre o infrator tem uma segunda chance. Quer o julgamento seja de Dilma, ou de Temer, ou de Lula, ou de Lewandowski, ou de Cunha, ou de Renan, ou de qualquer outro cidadão, aquele que tiver o maior poder de barganha - e não o inocente de fato - ganhará a causa. São raros os casos em que o "poder de barganha" não é utilizado para resolver causas judiciais neste país. Isto me preocupa e deveria preocupar a cada um dos brasileiros a comentarem nas páginas de jornais, mais do que questões ligadas a partidarismos.

A reflexão a que chamo é: A justiça Brasileira é capaz de pôr Ordem e Progresso neste país? Que me desculpem os mais exaltados, mas não é com partidarismo nem com xingamentos entre si que poderemos resolver as questões mais importantes deste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário